Documentos

CNN - Certidão Negativa de Naturalização

Saiba o que é a CNN, para que serve e como usá-la no processo de cidadania italiana

“A Certidão Negativa de Naturalização, a famosa CNN, é o documento que comprova que o italiano não adquiriu a cidadania brasileira. É uma certidão obrigatória para o processo de cidadania italiana e pode ser solicitada online no site do Ministério da Justiça.”

O que é a CNN?

A Certidão de Naturalização pode ser Positiva ou Negativa. A maioria dos italianos não se naturalizou brasileiro e por isso é mais comum que os requerentes recebam a Certidão Negativa de Naturalização, apelidada de CNN.

Esta certidão é obrigatória para o processo de reconhecimento da cidadania italiana e serve para comprovar que o italiano não se naturalizou no Brasil.

CNN - Certidão Negativa de Naturalização

CNN - Certidão Negativa de Naturalização

 

Como emitir a CNN e utilizar para Cidadania italiana

A CNN é solicitada online no site Ministério da Justiça pela internet. O serviço é gratuito.

O processo de cidadania italiana exige que todas as variações de nomes e sobrenomes do ascendente italiano sejam apresentadas na Certidão Negativa de Naturalização.

Exemplo

Giovanni Malucelli na certidão de nascimento italiana / João Malucelli na certidão de casamento no Brasil/ João Mallu Celli na certidão de óbito / Giovanni Manunceli na certidão de nascimento do filho. Acrescente absolutamente todas estas variações.

A data de nascimento do italiano deve ser completa. Nunca emita a CNN apenas com o ano de nascimento.

Os nomes dos pais do italiano deverão ser exatamente aqueles apresentados na nascita ou battesimo. A mulher italiana jamais adota o sobrenome do marido, portanto, adicione aquilo que está escrito na certidão de nascimento ou batismo do seu ascendente italiano.

A CNN deve ser autenticada no próprio site onde é emitida para ser válida ao processo de cidadania italiana. Emita e imprima no verso da certidão. Depois precisa ser traduzida, somente quando o processo será feito na Itália, e sempre, independentemente se o processo for na Itália ou no Brasil, receber a Apostila de Haia.