Ítalos-brasileiros

Consulado Italiano de Curitiba muda sistema de agendamento para passaporte

Após transtornos com o sistema prenotami, Curitiba adota procedimento igual aos demais consulados e inicia atendimento por vídeo chamada no aplicativo whatsapp

Capa Após transtornos com o sistema prenotami, Curitiba adota procedimento igual aos demais consulados e inicia atendimento por vídeo chamada no aplicativo whatsapp

Finalmente uma mudança positiva no Consulado Italiano de Curitiba.

 

Neste último sábado (29/01/22), o Cônsul de Curitiba Salvatore Di Venezia anunciou em reunião que a partir da próxima terça-feira, dia 01/02/2022 o sistema de agendamentos prenotami para passaporte não existirá mais e passa prevalecer o sistema de atendimento por vídeo chamada através do aplicativo whatsapp para emissão ou renovação do passaporte italiano.

 

Desde novembro passado, a Ferrara Cidadania estava à espera dessas mudanças após pressionar as autoridades consulares a efetivarem o sistema, já que desde o início da pandemia havia se instalado um caos e quase raríssimas vezes era disponibilizado novas vagas. Estávamos apenas aguardando a decisão.

Quero agendar o meu passaporte.

 

COMO AGENDAR O PASSAPORTE ITALIANO NO CONSULADO DE CURITIBA

 

Essa mudança também ocorreu em São Paulo em 2017 e até hoje tem sido muito mais efetivo do que o sistema de agendamentos @prenotami. A diferença é que para obter uma confirmação, o próprio interessado deve contatar o consulado através de uma vídeo chamada no aplicativo whatsapp. A ligação não poderá ser efetuada por nenhum representante ou terceiro, nem sob procuração.

 

A informação é que os agendamentos fornecidos nas ligações serão para datas próximas, ou seja, conseguindo uma chamada na terça-feira, o agendamento ficará para a terça-feira da semana seguinte.

 

Lembrando que para emitir ou renovar o passaporte italiano é necessário constar com os dados atualizados no registro AIRE. Os dados são: endereço, estado civil e nascimento de filhos. Caso tenha pendências em algum desses três ítens, clique aqui.

 

A nossa experiência com o consulado italiano de São Paulo aponta mais desgastes por parte do requerente, pois ele próprio terá que ficar nas tentativas da obtenção de uma resposta as ligações. Em São Paulo, dependendo da época, há congestionamento de ligações e o requerente precisa disponibilizar horas, e por vezes dias, até a obtenção de um atendimento. Por outro lado, fica sob a responsabilidade do próprio interessado, isentando o desenvolvimento de sistemas paralelos que facilitavam a obtenção de uma vaga, o que deixava a possibilidade de adquirir o documento para uma parcela muito pequena de interessados.

 

A Ferrara Cidadania aponta essa mudança com algo positivo e que facilitará muito para o italiano que necessita do documento passaporte com urgência ou para uma necessidade pessoal. O volume de reclamações e instatisfações por parte da comunidade italiana era imenso. Por esse motivo, desde novembro de 2021 iniciamos uma pressão às autoridades consulares para efetivarem essa mudança de sistema, já que desde o início da pandemia havia se instalado um caos e quase raríssimas vezes era fornecido novas vagas. 

 

A Ferrara Cidadania continuará prestando o serviço de assessoria aos interessados na obtenção do agendamento para emissão ou renovação do passaporte italiano.

 

Contate nossa equipe especializada no atendimento aos italianos.

Ferrara Cidadania Italiana

Ferrara Cidadania Italiana Oficial

Somos uma empresa especializada no processo de reconhecimento da cidadania italiana e serviços consulares, que atua há mais de 15 anos junto à comunidade ítalo-brasileiras