Ítalos-brasileiros

Referendum Abrogrativo italiano 2022

Você que é cidadão italiano e recebeu uma cédula em seu endereço, saiba do que se trata e como votar.

Capa Você que é cidadão italiano e recebeu uma cédula em seu endereço, saiba do que se trata e como votar.

 

 

Dia 12 de junho será o referendum abrogrativo sobre cinco matérias que tratam de revogar ou manter dispositivos que dizem respeito à Justiça Italiana.

 

Toda a população italiana residente aqui no Brasil, inscrita no Consulado, com o endereço atualizado, votante, poderá participar. Os italianos começaram a receber as cédulas desde o dia 24/05.

 

Votando SI (SIM), estaremos revogando essas leis e votando NO (NÃO) estaremos mantendo como estão.

 

A cédula deverá ser remetida ao Município italiano por correio, fax, e-mail ou pessoalmente (pode ser entregue por um representante).

 

Quais são os temas do referendo revogatório de 2022 e o que votar?

 

A Ferrara Cidadania expressa a sua opinião quanto ao direcionamento das respostas, baseando-se também do posicionamento do movimento Italianità in Movimento. Porém, o cidadão italiano deve-se sentir livre para a votação.

 

1)     Revogação ou não da Lei Severino, sobre inegelibilidade, em que políticos condenados, em alguns casos em primeira instância (ou seja, antes do julgamento de recursos e trânsito em julgado), são automaticamente suspensos de seu cargo.

 

Votar: NO

 

2)     Separação ou não da carreira de magistrados, em que, se aprovada, propõe que um magistrado deverá no início da carreira escolher se atuará como julgador ou como acusador por toda a carreira.

 

Votar: NO

 

3)     Limitação ou não da Prisão Preventiva, em que suspeitos de crimes podem ser encarcerados preventivamente antes de julgamentos.

 

 Votar: SI

 

4)     Consentimento ou não para que advogados membros do Conselho Judiciário possam votar na avaliação do profissionalismo de juízes.

 

Votar: SI

 

5)     Eliminação ou não da lista de assinaturas para candidatura a membro do CSM (Conselho Superiro da Magistratura), em que obriga um potencial candidato a apresentar de 25 a 50 assinaturas de membros para ter sua candidatura confirmada.

 

Votar: SI

 

Como votar no referendo revogatório da Itália?

 

Silvia Alciati, conselheira da América do Sul no CGIE ( Conselho Geral dos Italianos no Exterior) gravou esse vídeo (clique aqui) explicativo desde o recebimento do envelope, até o envio da cédula.

 

O que é um referendo revogatório italiano?

 

O referendo revogatório - artigo 75.º da Constituição, convoca-se a população para deliberar a revogação total ou parcial de lei ou ato com força de lei.

 

Todos os cidadãos convocados para eleger a Câmara dos Deputados têm o direito de participar do referendo.

 

A proposta do referendo é aprovada se for atingida a maioria dos votos válidos e se for atingida a maioria dos votos validamente expressos.

 

A lei determina os procedimentos para a implementação do referendo.

 

Tenho obrigação de votar no referendo italiano?

 

Não! Nenhum voto na Itália é obrigatório. Porém, é de suma importância que você exerça a sua cidadania italiana participando dessas convocações.

 

Ficou com dúvidas? Entre em contato com a nossa equipe através do e-mail [email protected].

 

 

Ferrara Cidadania Italiana

Ferrara Cidadania Italiana Oficial

Somos uma empresa especializada no processo de reconhecimento da cidadania italiana e serviços consulares, que atua há mais de 15 anos junto à comunidade ítalo-brasileiras