Documentos

Certidões Inteiro Teor e Breve Relato

Entenda porque as certidões Inteiro Teor são utilizadas no processo de cidadania italiana

“Existem dois tipos de formato de certidões de nascimento, casamento e óbito. As certidões podem ser Inteiro Teor ou Breve Relato. Inteiro Teor são as inteiras, tudo aquilo que está escrito no livro é transcrita na certidão. Breve Relato são certidões resumidas e apenas as principais informações serão apresentadas na certidão.”

Certidão Inteiro Teor para cidadania italiana

Os Consulados Italianos no Brasil e a grande maioria dos Comuni na Itália exigem que as certidões para o processo de cidadania italiana sejam no formato Inteiro Teor.

As certidões Inteiro Teor trazem mais informações do que as Breve Relato e ajudam a vinculação entre elas. Estas informações ocultas nas certidões Breve Relato são grandes armadilhas aos processos já que aparentemente não apresentam alguns dados que necessitam de retificação. Posteriormente quando os processos são analisados com certidões Inteiro Teor as novas informações aparecem prejudicando até mesmo a viabilidade do processo.

Exemplo

Analisando as certidões Breve Relato não aparece que o italiano se casou duas vezes, mas analisando o processo com certidões Inteiro Teor os dois casamentos são evidentes. Sabendo que o ascendente se casou duas vezes, é necessário providenciar as duas certidões de casamento. Caso não sejam encontradas as duas certidões casamento, o processo é inviável.

A aparência entre os dois formatos é praticamente o mesmo, apenas o conteúdo é distinto:

Certidões Inteiro Teor e Breve Relato

Certidões Inteiro Teor e Breve Relato

Dica

Ao iniciar a coleta das certidões solicite já solicite aos cartórios no formato Inteiro Teor. Alguns cartórios solicitarão requerimento por escrito e outros ainda, liberação da emissão apenas com mandado judicial.