Está na fila do Consulado de SP? Nova Convocação para os inscritos de 2016 e 2017. Saiba mais

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INSCRIÇÃO

FAST IT AIRE

Serviço de inscrição no FAST IT para cidadãos italianos que mudam de circunscrição e desejam manter seu cadastro consular AIRE atualizado.

Este serviço serve apenas aqueles que já têm a cidadania italiana reconhecida.
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Como funciona o serviço

01

Reunimos os documentos necessários e formulários

02

Criamos um acesso do interessado no sistema FAST IT

03

Submetemos o pedido de inscrição 

04

Acompanhamos a atualização e inscrição confirmada

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Perguntas frequentes

A inscrição consular AIRE é um procedimento obrigatório para cidadãos italianos que mudam de jurisdição consular, ou seja, mudam para outra cidade, estado ou país. Esta inscrição permite que o consulado italiano mantenha atualizado, o cadastro de todos aqueles pertencentes à sua jurisdição. 

 

A Ferrara Cidadania Italiana oferece assistência especializada para garantir que este processo seja feito corretamente e sem complicações.

Este serviço de assistência para a inscrição no A.I.R.E funciona como uma comodidade ao italiano que não quer se preocupar com a série de atividades burocráticas criadas pelo consulado para se efetuar uma simples inscrição no cadastro. 

Nossa equipe especializada está preparada para atuar em todas as etapas do processo de inscrição no AIRE através do protocolo no site FAST IT. Estamos atentos a todos os detalhes desde a criação do seu login e senha, preenchimento de todos os formulários, envio da documentação ao consulado e monitoramento até conclusão da sua inscrição. 

O consulado leva aproximadamente de 30 a 180 dias para concluir a inscrição no A.I.R.E. Essa conclusão, depende do trabalho em conjunto do Consulado italiano e do comune de origem do seu cadastro, ou seja, o comune que possui seus documentos de cidadania.  

Sim, é possível realizar a inscrição consular no FAST IT por conta própria, porém, o sistema pode ser complexo e confuso, aumentando o risco de erros e a necessidade de refazer o processo. 

 

Ao optar pela assistência da Ferrara Cidadania Italiana, você garante que o procedimento será feito de maneira eficiente e correta, poupando tempo e evitando transtornos.

Seu filho menor de idade não precisa ter uma inscrição no A.I.R.E. Enquanto menor, seu filho estará inserido no seu cadastro ou no cadastro do genitor italiano, caso não seja você. 

 

Ao completar 18 anos o cadastro dele será desmembrado automaticamente pelo sistema do próprio consulado e esse novo cadastro individual irá conter as mesmas informações de endereço do cadastro no qual estava inserido anteriormente. 

O principal documento para que possa fazer a inscrição no cadastro A.I.R.E, é a certidão italiana do seu nascimento. Após ter sido reconhecido como cidadão italiano pelo processo judicial ou pelo processo administrativo diretamente na Comune na Itália, os seus documentos são transcritos e registrados na Comune. 

E é somente com a certidão transcrita do seu nascimento que é possível se inscrever no consulado para seguir com a emissão do passaporte. 

Se ainda não possui essa certidão, a equipe da Ferrara Cidadania Italiana poderá te ajudar com essa busca ou com ajuda para pressionar o Comune a trasncrever o documento. 

Não. Se o seu processo de cidadania foi deferido pela administração consular, o próprio consulado fica encarregado da sua inscrição no cadastro A.I.R.E. No momento de apresentação dos documentos, é obrigatório apresentar o formulário com esses dados. 

 

Você pode verificar se o seu cadastro foi criado corretamente pelo consulado através do acesso ao sistema FAST IT. 

Caso não consiga o acesso ao sistema, será necessário entrar em contato com o Consulado através de e-mail para verificar o cadastro. 

Você pode facilmente entrar em contato com a Ferrara Cidadania Italiana preenchendo o formulário disponível em nosso site ou através do WhatsApp para falar diretamente com nossa equipe.

 

Estamos prontos para oferecer todas as informações sobre valores, procedimentos e esclarecer quaisquer dúvidas que você possa ter sobre o serviço.

O Portal FAST IT é uma ferramenta institucional italiana que funciona de maneira a permitir que o cidadão italiano que se encontra no exterior utilize para verificar como estão seus dados do cadastro A.I.R.E, podendo através dela, solicitar alterações que sejam necessárias, como por exemplo, mudança de endereço. 

O status da sua solicitação indicando “apresentado”, significa que foi feita uma solicitação de atualização de cadastro através do preenchimento de formulário e inserção de documentos. 

Essa solicitação está sendo ainda apreciada pela equipe consular, ou seja, já foi apresentada mas não concluída pelo consulado.  

Não é necessário ter acesso ao FAST IT para solicitar o passaporte. Se não houve alteração dos seus dados e não há necessidade de nenhuma mudança no seu cadastro poderá seguir com a solicitação do passaporte sem nem mesmo acessar o portal. 

 

No entanto, a atualização dos dados do cadastro é obrigatória para a emissão do passaporte. Se não tem certeza dos dados apresentados no cadastro ou se deve fazer alguma alteração desses dados, essa verificação ou alteração deverá ser feita através do FAST IT. 

O acesso ao FAST IT para consultar o cadastro deve ser feito da seguinte maneira: 

·       Entrar no portal FAST IT;

·       Criar sua conta e senha pessoal; 

·       Ativar o seu perfil de usuário; 

·       Acessar o portal FAST IT como usuário cadastrado;

·       Clicar na aba Registro Consular A.I.R.E 

·       Verificar seus dados.

Para saber se seu cadastro está atualizado deverá acessar o portal FAST IT através do seu log de usuário previamente criado e verificar seus dados na aba Registro Consular A.I.R.E. 

 

Os dados que deverão ser verificados e que são importantes para demais solicitações de serviços consulares são: endereço, estado civil e composição familiar com filhos menores registrados. 

Não, FAST IT não é o SPID. No entanto, ambos são sistemas disponibilizados pelo governo italiano para facilitar a vida do cidadão italiano, especialmente dos que residem fora da Itália. 

 

O FAST IT é o sistema que permite que o cidadão italiano que se encontra no exterior acesse o cadastro de dados pessoais, verifique seus dados e faça alterações quando necessárias. 

Já o SPID, é o Sistema Público de Identidade Digital, que permite o acesso aos serviços on-line da Administração Pública e entidades privadas de maneira fácil e rápida. 

FAST IT não é a mesma coisa que A.I.R.E. Esse último refere-se ao cadastro que todo cidadão italiano que reside fora da Itália deve ter no consulado competente da região onde reside. 

E o FAST IT, por outro lado, é apenas o portal de acesso à esse cadastro, possibilitando dessa forma, a verificação dos dados pessoais e alterações quando necessárias. 

A atualização de endereço no FAST IT deve ser feita da seguinte maneira: 

·       Acessar o portal FAST IT utilizando seu log in e senha previamente criados; 

·       Clicar na aba de Registro Consular A.I.R.E; 

·       Clicar em Comunicar Mudança de Endereço; 

·       Preencher formulário; 

·       Inserir documentos solicitados; 

·       Aguardar aprovação. 

O tempo para fazer o AIRE vai depender da documentação que você possui e do conhecimento que você tem para essa atividade.

Cada consulado adota um procedimento, no entanto, aconselhamos a contratar uma assessoria especializada que conhece das regras consulares e dos procedimentos exigidos quanto a documentação necessária.

A Ferrara Cidadania Italiana é uma empresa especializada em serviços consulares e a primeira a prestar serviços para quem já possui a cidadania italiana reconhecida. Contatar uma empresa como a Ferrara vai ajudar você a não perder tempo entendendo as informações disponibilizadas pelos consulados, que muitas vezes são confusas, causando dupla interpretação.

O consulado pode levar até 180 dias para concluir o cadastro A.I.R.E dos cidadãos que fizeram processo de cidadania no próprio consulado, pela via judicial ou diretamente nos Comuni na Itália.

Porém, é importante saber que concluir o cadastro AIRE não significa a confirmação das transcrições das certidões nos Comuni. Essas transcrições, dependendo do Comune, podem demorar meses ou até anos, como o caso por exemplo, do Comune de Roma.

Pode verificar se o AIRE está atualizado através do acesso ao portal FAST IT, criando um login e senha e informando alguns dados pessoais.

Uma outra forma é questionar o consulado por e-mail diretamente no setor ANAGRAFE, porém, não é o caminho mais adequada devido à demora do consulado em responder as mensagens.

É possível confirmar a inscrição no AIRE através do portal FAST IT ou contatando o consulado italiano no qual você realizou o pedido de inscrição.

A alternativa mais eficiente é através do portal Fast IT, uma vez que os consulados não têm frequência nas respostas dos e-mails.

É possível iniciar um processo de atualização de cadastro AIRE com a Ferrara Cidadania preenchendo o formulário que consta em nosso site ou entrando em contato através do whatsapp para conversar diretamente com os nossos especialistas.

Nosso time está de plantão para entender as suas necessidades, quais dados são necessários atualizar e apresentar uma proposta de tempo e custos customizada com a sua necessidade.

A Ferrara Cidadania Italiana possui equipe especializada nos procedimentos consulares e cadastro AIRE que poderá ajudá-lo na atualização do AIRE. Realizamos todos os passos de atualizações consulares para os cidadãos italianos, que são:

        1. Entendemos quais são as suas necessidades de atualização;
        2. Solicitamos os documentos necessários e reunimos para uma conferência;
        3. Providenciamos as certidões necessárias nos cartórios, traduzimos e apostilamos;
        4. Preenchemos os formulários necessários; 
        5. Criamos uma conta no portal FAST IT;
        6. Realizamos o envio dos documentos ao Consulado, em nome do interessado;
        7. Monitoramos as atualizações e informamos quando efetivadas. 

Nosso time está atualizado com as mudanças e regras consulares, garantindo a eficiência nos procedimentos, fazendo o interessado ganhar tempo, sem perder dinheiro.

Você pode começar entrando em contato conosco através do nosso formulário online, ou através do Whatsapp. Nossa equipe especializada em atualização do AIRE entrará em contato para orientá-lo sobre os próximos passos e os documentos necessários.

Para atualizar o AIRE, são necessários documentos como:

      1. Documento de identificação com foto, que pode ser passaporte brasileiro válido ou RG emitido nos últimos 10 anos;
      2. Certidões de nascimento, casamento e óbito, de acordo com a necessidade de atualização, traduzidos e apostilados;
      3. Comprovante de residência atualizado, em nome próprio (importante verificar quais tipos de comprovantes o consulado da sua jurisdição aceita);
      4. Formulários próprios.

AIRE (Anagrafe degli Italiani Residenti all'Estero) é o Registro de Italianos Residentes no Exterior (fora da Itália).

É um registro que todos cidadão que reside fora da Itália precisa ter. Ele contém os dados pessoais no Comune de transcrição do cidadão italiano ou no último Comune de residência, caso já tenha residido na Itália.

É importante manter o AIRE atualizado para garantir o acesso aos serviços consulares, como:

- Votar nas eleições italianas;

- Protocolar o pedido de cidadania por casamento;

- Emitir ou renovar o passaporte italiano.

Os consulados não emitem ou renovam o passaporte italiano se o cidadão italiano estiver com os dados do seu cadastro AIRE desatualizados, como endereço, estado civil e filhos menores de idade.

Devem ter inscrição no AIRE todos os italianos que residirem fora da Itália por mais de 12 meses, inclusive aqueles que foram reconhecidos como italianos por descendência ou por matrimonio.

Aconselhamos sempre a atualizar o AIRE logo no primeiro mês de mudança da sua residência. Isso contribui para que você não tenha desgastes com o consulado italiano no momento que necessitar de algum serviço da administração pública italiana.

É possível incluir filhos menores de idade, até completarem 18 anos, no cadastro do genitor italiano. O resultado dessa inclusão é o reconhecimento da cidadania italiana do menor.

Maiores de idade, caso não tenham sido reconhecidos italianos até completarem 18 anos pelo genitor, perdem o direito automático e deverão iniciar o processo novamente.

Você pode solicitar a cidadania italiana do seu filho menor fazendo a inclusão dele no seu cadastro AIRE.

Essa solicitação formalmente é feita através do preenchimento de formulários e envio da certidão de nascimento do menor com a devida tradução juramentada e apostilamento de haia.

Para solicitar a cidadania para filho maior de idade deverá entrar com todo procedimento novamente, que poderá ser:

  1. Através das filas dos consulados
  2. Judicialmente na Itália
  3. Direto na Itália, através dos Comuni

Caso o genitor italiano tenha obtido o reconhecimento da cidadania italiana direto no Consulado, é recomendado consultar se este possibilita a utilização de pasta de família. 

O aproveitamento da pasta de família não ajudará no tempo de espera da cidadania, mas contribuirá no número de certidões a serem apresentadas e, consequentemente no custo final do processo.

Para ter a cidadania italiana regularizada deverá ter os dados do cadastro AIRE atualizados.

Os dados de endereço, estado civil e composição familiar devem estar atualizados e corretos no seu cadastro consular.

Caso a sua mudança de endereço tenha ocorrido para uma outra circunscrição consular, deverá fazer uma nova inscrição no A.I.R.E.

Não. A atualização do cadastro AIRE pode ser feita gratuitamente pelo próprio requerente, não tendo custos por parte do consulado italiano.

A Ferrara Cidadania Italiana é uma empresa especializada em regras consulares, no entanto, cobra honorários pelo suporte e assistência prestados durante o processo, garantindo que tudo seja feito corretamente e de forma eficiente e rápida.

Sim, mesmo morado longe do consulado a sua atualização poderá ser feita, uma vez que o procedimento é online e a entrega de documentos realizada através dos correios.

A Ferrara Cidadania Italiana tem expertise para atualizar o seu cadastro AIRE em qualquer consulado italiano no Brasil, garantindo que você não perderá tempo com procedimentos incorretos.

O consulado italiano no qual deverá atualizar o AIRE é através do consulado pertence à circunscrição da sua residência. São eles:

Consulado Italiano de São Paulo

Jurisdição: São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Acre

Consulado Italiano de Curitiba

Jurisdição: Santa Catarina e Paraná

Consulado Italiano de Porto Alegre

Jurisdição: Rio Grande do Sul

Consulado Italiano do Rio de Janeiro

Jurisdição: Rio de Janeiro e Espírito Santo

Consulado Italiano de Belo Horizonte

Jurisdição: Minas Gerais

Consulado Italiano de Recife 

Jurisdição: Pernambuco, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Rio 

Embaixada italiana de Brasília

Jurisdição: Distrito Federal, Amapá, Amazonas, Goiás, Pará, Roraima e Tocantins

 

Para fazer a inscrição no FAST IT é criar uma conta no portal com e-mail e senha.

Além disso, é necessário ter documento de identificação com foto válido e comprovante de residência atualizado, em nome próprio.

Sim, é obrigatória a atualização do AIRE para a emissão do passaporte italiano.

Os consulados italianos instituíram essa regra para que os cidadãos começassem a se conscientizar da necessidade de manter os dados atualizados.

O cidadão italiano tem o hábito de achar que as mudanças que ocorrem na sua vida civil no Brasil, não influenciam na Itália e, portanto, não tem obrigatoriedade de serem atualizadas lá.

Mas, esse pensamento é equivocado, uma vez que o seu estado civil não é particularidade do país que você vive, mas uma condição civil.

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