“A cidadania italiana dá direito de ingresso, estudo, turismo e trabalho em todos os países da Europa. Aqueles que possuem o passaporte italiano eletrônico não precisam de visto para permanecer nos EUA durante 90 dias a motivo de turismo, porém são obrigados a fazer o ESTA".
Os cidadãos italianos, mesmo aqueles que residem no Brasil, não precisam de visto para residir, trabalhar, visitar e estudar toda a Comunidade Europeia. Logicamente deverão seguir a lei de cada país para se regularizarem.
Já para os Estados Unidos, a cidadania italiana não dá direito de residir e trabalhar, tão pouco facilita a obtenção do Green Card. A única facilidade que proporciona a cidadania italiana em relação aos EUA é o valor de investimento menor para casos de vistos IB5.
Ainda sobre os EUA, aqueles que possuem o passaporte italiano eletrônico não são obrigados a obterem o visto de turismo para permanência de 90 dias nos Consulados Americanos. Neste caso são obrigados a fazerem o ESTA – espécie de pré autorização de viagem, que nada mais é que o pagamento de uma taxa e o preenchimento de um formulário online.
A Ferrara Cidadania Italiana conta com a colaboração de uma empresa americana para obtenção do visto de investidor IB5 e compra de imóveis nos EUA.
Para qual país preciso de visto com passaporte italiano?
O Ministério das Relações Exteriores da Itália disponibiliza um site muito interessante para quem pretende viajar com o passaporte italiano. Neste site também é possível verificar a necessidade de visto de ingresso em cada país. Ainda averiguar situações de risco como conflitos, guerras, desastres naturais, manifestações, etc.