Cidadania

Como utilizar a pasta de família no processo de Cidadania Italiana

Saiba quais Consulados Italianos aceitam utilizar a pasta de família e quais são as vantagens

Capa Saiba quais Consulados Italianos aceitam utilizar a pasta de família e quais são as vantagens

Todo requerente à Cidadania Italiana que possui algum familiar que já realizou o processo sempre pergunta se é possível aproveitar a pasta da família, ou seja, os documentos dos familiares com o mesmo ascendente italiano que já obtiveram a sua cidadania italiana reconhecida.

É possível utilizar esse recurso quando a opção do requerente é desenvolver o processo de forma administrativa: pelo Consulado no Brasil, aguardando anos na fila ou diretamente com o Comune na Itália, de forma presencial.

Não é possível utilizar a pasta de família para requerentes à Cidadania Italiana por via judicial, tanto na modalidade contra às filas por via paterna ou por via judicial materna para superar a lei de 1948. Nesses dois casos, a única opção do requerente é preparar todo o processo novamente, desde a certidão do italiano até os requerentes maiores de 18 anos. 

Quando devo e quais vantagens em utilizar a pasta de família para Cidadania Italiana

Vale a pena utilizar a pasta apenas quando o familiar desenvolveu o processo recentemente sob as regras atuais adotadas pelos Consulados Italianos e Comuni.

A pasta da família não influenciará no tempo do processo e procedimento, ou seja, você deverá passar por absolutamente todas as etapas que seu familiar passou, inclusive aguardar entre 08 e 15 anos na fila da cidadania italiana para processos feitos no Brasil ou viajar à Itália para processos feitos diretamente lá.

Os benefícios em utilizar a pasta da família são

 - Economia financeira, já que não será necessário gastar novamente com emissão de certidão, tradução juramentada e apostila de Haia

-  Tempo de pesquisa, já leva tempo em pesquisar e reunir as certidões.

 

Como descobrir se posso utilizar a pasta de família no meu processo de Cidadania Italiana

O primeiro passo é descobrir onde o familiar solicitou o reconhecimento da Cidadania Italiana, ou seja, no Brasil (em qual Consulado Italiano) ou na Itália (em qual Comune). 

Caso o seu parente tenha desenvolvido o processo junto ao Consulado Italiano do Brasil, o primeiro passo é ingressar na fila. Já entrou na fila do Consulado Italiano? Clique aqui 

Também é interessante avaliar se realmente a documentação já apresentada à autoridade italiana será útil ao seu processo.

Apenas o ascendente italiano é o parente em comum. Será que vale a pena entrar na pasta de um familiar somente por causa de 03 ou 04 certidões? Você sabe como foi feito o processo deste familiar? Será que as regras e interpretações não mudaram desde que seu parente conseguiu a cidadania italiana? 

Os pontos acima devem ser levados em consideração e uma boa análise técnica dos seus documentos será necessário para tirar essa dúvida. Quero analisar!

 

Pasta da família no Consulado Italiano de Curitiba

O Consulado Italiano de Curitiba permite a utilização da pasta da família. No entanto, é necessário ingressar na fila de espera da cidadania italiana e aguardar anos pela convocação. 

Já entrou na fila do Consulado Italiano em Curitiba? Quero entrar! 

Não é necessário autorização do familiar que já obteve a Cidadania Italiana para a utilização da pasta de família neste Consulado.

 

Pasta da família no Consulado Italiano de São Paulo

O Consulado Italiano de São Paulo não autoriza a utilização de documentos da pasta da família, portanto é necessário apresentar toda a documentação desde o italiano até os requerentes. 

Caso você resida na juridicação Consular que compreende o Consulado Italiano de São Paulo, você tem essas opções de entrar com o seu processo de Cidadania Italiana: Veja aqui as opções!

 

Pasta da família na Itália

Caso o familiar tenha desenvolvido o processo na Itália, é necessário descobrir em qual cidade (Comune) o processo foi feito. Não existe uma central de processos para consultar. 

Também é necessário ter uma autorização por escrito do familiar dono da pasta.

Outro ponto a ser observado, é que na Itália é possível a utilização da pasta quando o processo ainda consta disponível, ou seja, não tenha sido arquivado. Normalmente ficam disponíveis por um período de até dois anos, mas é sempre necessário consultar o Comune, pois esse prazo varia muito entre esses órgãos na Itália e não existe uma regra que regulamenta isso na Itália.

O tempo do processo na Itália não será mais rápido porque estão sendo reutilizados documentos de um processo já concluído. O procedimento é sempre o mesmo, o que muda é apenas o número de certidões que serão apresentadas ao Comune. 

O requerente mesmo utilizando a pasta da família deverá viajar à Itália para registrar a residência e solicitar o reconhecimento da cidadania italiana.

Mais informações sobre Cidadania Italiana direto na Itália consulte aqui!

 

Ferrara Cidadania Italiana

Ferrara Cidadania Italiana Oficial

Somos uma empresa especializada no processo de reconhecimento da cidadania italiana e serviços consulares, que atua há mais de 15 anos junto à comunidade ítalo-brasileiras