Ítalos-brasileiros

Exame de Italiano para Cidadania Italiana por Matrimônio já tem data no Brasil

Prazo de inscrição para a prova B1 CITADINANZA vai até o dia 21/10

Capa Prazo de inscrição para a prova B1 CITADINANZA vai até o dia 21/10

Já tem próxima data para a prova do exame B1 Citadinanza cujo diploma é obrigatório para protocolo do processo de Cidadania Italiana por Matrimônio.  A prova será aplicada no dia 02/12/21 e as inscrições já podem ser realizadas nas instituições de ensino credenciadas aqui do Brasil.

A Scuola Villa Italia, parceira da Ferrara Cidadania Italiana está realizando as inscrições até o dia 21/10/21.

 

POR QUE É OBRIGATÓRIO ESTUDAR ITALIANO PARA O PROCESSO DE NATURALIZAÇÃO POR MATRIMONIO?

 

Desde novembro de 2018, a partir do Decreto Salvini, passou a ser obrigatório a apresentação do certificado do exame para os interessados no processo de naturalização por matrimônio.

Também é necessário ter 03 anos completos de casamento no civil para protocolar o processo. Homens e mulheres cujo cônjuge possui a cidadania italiana reconhecida podem requerer a cidadania por matrimônio.

 

Quer estudar italiano para fazer o exame? Clique aqui:

 

QUAIS SÃO OS CERTIFICADOS DE ITALIANO?

 

Os certificados são títulos que declaram o grau de competência em falar e se comunicar em italiano, que são:

Convenção CELI (Universidade para Estrangeiros de Perugia);
Convenção CILS (Universidade para Estrangeiros de Siena);
Convenção IT – ele.IT (Universidade de Estudos Roma Ter);
Convenção PLIDA (Sociedade Dante Alighieri).
 

As nomenclaturas vêm muito mais vinculadas à convenção que guiou a prova do que realmente a validade da mesma. Todas as certificações são aceitas, desde que seja comprovado o nível através da Prova B1.

O exame CILS é aplicado pela Scuola Villa Italia, parceira da Ferrara Cidadania Italiana.

Cada exame CILS propõe tarefas que se referem a situações da vida real para avaliar a capacidade do candidato de usar a língua em diferentes contextos de interação comunicativa. Os testes medem todas as habilidades de linguagem e comunicação.

 

QUAIS SÃO OS NÍVEIS DO EXAME CILS


B1 Cittadinanza
B1 Accademico
B2 Accademico
C1 Accademico
C2 Accademico

 

O QUE É REPRESENTA O NÍVEM B1 CITADINANZA

 

O Nível UNO – B1 é o nível de base da competência: verifica as capacidades linguísticas-comunicativas necessárias para usar a língua italiana com autonomia e em modo adequado nas situações mais frequentes da vida quotidiana.

Todos os cidadãos estrangeiros e cidadãos italianos residentes no exterior podem se inscrever aos exames CILS. Não há limite de idade e não é necessário ter algum título de estudo particular, nem ter superado um exame CILS de nível inferior.

 

COMO SÃO AS PROVAS DO EXAME CILS E O GRAU DE DIFICULDADE

 

Para obter o certificado de um dos seis níveis é necessário superar um exame composto por 5 provas de duração variável segundo o nível:

prova de compreensão oral;
prova de compreensão de leitura;
prova de análise das estruturas de comunicação;
prova de produção escrita;
prova de produção oral.
Para obter a Ceritificação CILS o candidato deve alcançar uma pontuação mínima (11/20) em todas as habilidades fazendo parte do exame. Se o candidato alcançar a pontuação mínima somente em algumas habilidades, o resultado obtido é capitalizado: num exame sucessivo o candidato pode prestar as provas relativas somente às habilidades não superadas.

As habilidades capitalizadas valem por um ano a partir do primeiro exame efetuado.

 

COMO SE INSCREVER NO EXAME

 

Os testes são realizados na Universidade de Siena e nas sedes com as quais a Universidade para Estrangeiros de Siena estipulou uma convenção.

Entre 40 dias da data do teste deve porvir à Universidade para Estrangeiros de Siena as propostas de adesão ao teste devidamente compilado e um xerox de um documento de identidade de cada candidato.

É previsto o pagamento de uma taxa de exame a ser pago diretamente à sede onde se quer realizar o teste. Para os candidatos que já fizeram um exame CILS, superando somente algumas das cinco habilidades previstas, o custo pra cada habilidade a ser testada é igual a um quarto ou um quinto (onde previsto a prova de análise da estrutura de comunicação) do total da taxa de teste.

A taxa de teste não pode ser reembolsada por nenhum motivo. Somente em casos excepcionais e devidamente documentado pode ser transferido à seção de exame sucessiva: motivos de saúde; motivos familiares graves; compromissos de estudos improrrogáveis.

 

COMO ESTUDAR PARA O EXAME B1 CITADINANZA

 

Sabemos que atualmente o tempo é o fator chave para os que querem se naturalizar através de seus cônjuges e que estudar italiano nessas alturas pode não ser algo fácil de encaixar na agenda diária.  

Por isso recomendamos procurar escolas focadas no desenvolvimento das habilidades necessárias para este objetivo.

Já mencionamos em outros posts que atualmente há escolas de italiano que lecionam o idioma com turmas específicas no conteúdo aplicado na prova B1 CITADINANZA. O desenvolvimento depende muito de cada aluno, mas consideramos que, com muita dedicação, o prazo de 08 meses seja suficiente para adquirir o conhecimento necessário aplicado no exame.

A Scuola Villa Italia, parceria da Ferrara Cidadania Italiana possui turmas presenciais e online específicas para este objetivo. Clique aqui para saber mais sobre como funciona.

Ferrara Cidadania Italiana

Ferrara Cidadania Italiana Oficial

Somos uma empresa especializada no processo de reconhecimento da cidadania italiana e serviços consulares, que atua há mais de 15 anos junto à comunidade ítalo-brasileiras