Cidadania

Eleições 2020 na Itália. Como votar?

Tem cidadania italiana e recebeu a cédula de votação em casa e não sabe o que fazer?

Capa Tem cidadania italiana e recebeu a cédula de votação em casa e não sabe o que fazer?

Você que tem cidadania italiana pode votar em referendo para redução no número de deputados e senadores na Itália.

Projeto do Movimento 5 Estrelas prevê diminuir em um terço a quantidade de parlamentares. Veja como proceder:


Tire suas dúvidas:

 


Quando você vota?

Na Itália, no domingo 20 e na segunda-feira 21 de setembro. No exterior, eleitor receberá boletins de voto nos primeiros dias de setembro e deve devolvê-los na repartição consular até 15 de setembro, às 16 horas locais.
Quem pode votar?
Todos os eleitores inscritos no cadastro dos italianos residentes no Exterior. Ou seja, italianos que nasceram na Itália e moram no Brasil ou cidadãos brasileiros com cidadania italiana. Eleitores com mais de 25 anos votam para senador e deputado. Eleitores com entre 18 e 24 anos elegem apenas deputados.

 

Como se vota?

Por correspondência. A cédula eleitoral e um envelope pré-pago deverão ser enviados à sede do Consulado-geral da Itália.
A cédula deve ser preenchida com caneta esferográfica preta ou azul. É possível votar na lista de um partido ou nos candidatos. Nesse segundo caso, o eleitor deve escrever na cédula o sobrenome do candidato na linha ao lado da marcação na lista. Cada eleitor poderá indicar tantas preferências quantas forem as linhas disponíveis ao lado de cada legenda.


Quem será eleito?

Os eleitores italianos que vivem no Brasil ou brasileiros com cidadania italiana votam nos candidatos que concorrem às vagas reservadas à região da América do Sul. Serão eleitos quatro deputados e dois senadores nessa região do planeta.

 

O voto é obrigatório?

Não. Na Itália o cidadão italiano não tem a obrigação de voto. No entanto, caso não seja do seu interesse participar do referendo, apenas ignore o documento recebido via correio.

 

Para saber mais acesse o REFERENDO CONSTITUCIONAL 2020:

CLIQUE AQUI

 

 

 

Ferrara Cidadania Italiana

Ferrara Cidadania Italiana Oficial

Somos uma empresa especializada no processo de reconhecimento da cidadania italiana e serviços consulares, que atua há mais de 15 anos junto à comunidade ítalo-brasileiras