Ítalos-brasileiros

Eleições Comites Italianos 2021

Entenda o que são os Comites Italianos no exterior e como votar nas eleições deste ano

Capa Entenda o que são os Comites Italianos no exterior e como votar nas eleições deste ano

Nesses últimos dias os cidadãos italianos começaram a receber e-mail dos Consulados Italianos informando sobre como participar das eleições que vai eleger os novos representantes dos Comites de italianos no exterior.

 

Em comunhão com esse e-mail, veio uma avalanche de dúvidas da comunidade italiana referente a obrigatoriedade de participar do evento, bem como da utilidade e função desse órgão. Também ficou bastante confuso o procedimento para votar, uma vez que é necessário o interessado enfrentar uma série de burocracias.

 

Abaixo vamos explicar um pouco dos pontos importantes sobre toda essa questão das eleições dos comitês italianos 2021.

 

O QUE É COMITE ITALIANO E O QUE REPRESENTA

 

Muitos italianos nem fazem ideia do representa esse órgão e qual a função. Segundo o Consulado Italiano, “ os Com.It.Es são órgãos representativos da comunidade italiana e trabalham pela integração da comunidade italiana residente no país estrangeiro em que estão localizados. O Com.It.Es. realizam diversas atividades de apoio aos compatriotas: podem oferecer indicações para a busca de um lar, sobre o sistema de pensão ou sobre como matricular crianças nas escolas; também podem organizar seminários, reuniões e conferências, cursos de idiomas, treinamento e atualização profissional, iniciativas culturais para promover a cultura italiana e o intercâmbio, recreativo ou esportivo”

 

Cada Consulado Italiano elege um representante desse orgão que ficará resposnável pelos italianos da sua juridisção Consular.

 

EM QUEM VOTAR NAS ELEIÇÕES DOS COMITES 2021

 

A função determinada desses órgãos perante aos que representam parece de fato bastante importante, porém, o que vemos na realidade não passa apenas de teoria. No entanto, já são muitos clientes, amigos e parceiros que estão nos questionando se vale a pena participar e quais seriam os candidatos para designar os seus votos. Por ora, ainda não foi divulgado nenhuma lista, apenas especulações. A revista Insieme vem tratando dessa questão com bastante atualidade.

 

Como até o momento não foi exposto nenhum possível candidato, não conseguimos orientá-los se terá algum que valeria a pena enfrentar todas as burocracias impostas pelo Consulado para este fim.

 

COMO VOTAR PARA AS ELEIÇÕES DOS COMITES 2021

 

Importante lembrar que não é obrigatório participar dessas eleições.

 

Conforme mencionamos acima, para conseguir participar das eleições dos Comites de italianos no exterior 2021 é necessário enfrentar uma série de burocracias impostas pelos Consulados, além de claro, constar com todos os dados atualizados no AIRE.

 

A primeira ação do Consulado foi enviar um e-mail aos cidadãos italianos informando sobre as eleições, e junto disso convocam os interessados a realizar uma espécie de inscrição de participação. Essa inscrição pode ser feita pelo portal Fast It ou através de um link direto no próprio site. Em ambos os casos é necessário preencher um formulário, imprimir, assinar e depois digitalizar para o envio juntamente com a cópia de alguns documentos pessoais.

 

Isso tudo é apenas para se inscrever na relação dos interessados para participar das eleições.

 

Após isso, o consulado italiano fará o envio de uma cédula via correio e o votante depois retornará a cédula preenchida pelo correio novamente. Ou seja, o italiano terá dois grandes obstáculos burocráticos:

 

1º PASSO:

Cadastrar-se na relação dos interessados em participar das eleições;

 

2º PASSO: 

Postar a cédula preenchida nos correios ou entregar pessoalmente no Consulado.

 

Dessa forma, é inevitável que se crie uma negação dos italianos em participar dessa escolha. Além disso, já existe o agravante de pouco vermos efetivamente a participação desses eleitos na representatividade de suas funções.

 

O exemplo disso é a luta que enfrentamos diariamente para acabar com os abusos impostos na burocratização dos sistemas dos Consulados no Brasil, bem como o descaso nos atendimentos e suspensão de serviços essenciais à Comunidade. Esses órgãos deveriam ser os maiores frentistas nessas ações de combate a irregularidades e reivindicações abusivas dos Consulado, quando na realidade, essa luta acaba sempre sobrando apenas para os próprios italianos, que ficam na dependência desses serviços.

 

Além disso, tem o problema das filas aos requerentes à Cidadania Italiana, cujo assunto continua anos em pauta, e nada se concretiza.

 

A Ferrara Cidadania fará o acompanhamento da divulgação dos candidatos e manterá os nossos clientes e amigos informados dessa ação.

 

 

Ferrara Cidadania Italiana

Ferrara Cidadania Italiana Oficial

Somos uma empresa especializada no processo de reconhecimento da cidadania italiana e serviços consulares, que atua há mais de 15 anos junto à comunidade ítalo-brasileiras