Ítalos-brasileiros

Eleições Comites Italianos 2021

Saiba em quem votar nas eleições que vai eleger os novos representantes dos COMITES de italianos no exterior.

Capa Saiba em quem votar nas  eleições que vai eleger os novos representantes dos COMITES de italianos no exterior.

Nesses últimos dias, os cidadãos italianos que se alistaram para votar nas eleições dos COMITES 2021 começaram a receber as cédulas de votação no endereço mencionado através de um formulário enviado para o consulado italiano de sua inscrição. 

Abaixo vamos explicar um pouco dos pontos importantes sobre as eleições dos COMITES italianos 2021 e quais são as indicações da Ferrara Cidadania Italiana.

 

COMO VOTAR PARA AS ELEIÇÕES DOS COMITES 2021

 

Assista o video onde o coordenador da chapa "Italinità in Movimento", Daniel Taddone, explica o passo a passo de como proceder ao receber a cédula e fazer a opção de voto sem correr o risco de anular o voto.

Clique aqui para acessar o vídeo. 

 

EM QUEM VOTAR NAS ELEIÇÕES DOS COMITES 2021


A Ferrara Cidadania apoia chapa “Italinità in Movimento” em todos as circunscrições consulares em que ela foi formada.

“ITALIANITÀ IN MOVIMENTO” é um movimento apartidário de cidadãos italianos residentes no Brasil, cujo objetivo central é representar os interesses e defender os valores da comunidade italiana.

 

Seus princípios básicos são três:

 

1) A vigilância sobre o bom funcionamento dos serviços consulares italianos.

2) A promoção da língua e da cultura italianas.

3) A proteção social dos italianos residentes no Brasil.

 

QUEM SÃO OS CANDIDATOS QUE APOIAMOS PARA AS ELEIÇÕES DOS COMITES 2021

 

Todas as indicações abaixo são candidatos que demonstraram-se comprometidos em lutar pela melhoria dos serviços consulares e por uma maior integração da comunidade italiana na circunscrição que representa o seu consulado italiano.  

 

COMITES CURITIBA

 

N. 1 BONETTI Eduardo

N. 10 PELLEGRINELLO Ana Paula

N. 13 ROMOLI Dario

N. 15 TRENTO Ricardo

 

COMITES SÃO PAULO

 

N. 1  LASPRO Luciana

N. 3  ROTTUNO Val de Sousa Gabriela

N. 4  DODSWORTH Magnavita de Carvalho Alexey

N. 5 DALLA ROVERE Claudio Neili

N. 8 MAURO Rodrigo

N. 21 COLOMBINI Tiago

 

COMITES NORDESTE

 

N. 1  TADDONE Neves Daniel

N. 2  LEMOS Russo Maria Carolina

N. 5  BOCCADORO Marco

N. 11 LORENZATO Salvador Rafael

 

COMITES MINAS GERAIS

 

N.2 LEONE Maria Stefania

N.3 IENNACO DE MORAES Rodrigo

N.6 CEZAR REIS Lucia Adelia

N.14 DA SILVEIRA ISOLDI FILHO Carlos Alberto

 

COMITES BRASILIA


N. 1 DE ORNELLAS ABREU Augusto

N. 2 HANNA LAGUNA Daniel

N. 4 ALVES RIGO Danielle Cristina

N. 7 NOBRE Hadley

 

COMITES RJ/ES


N.1 CANI Ana Maria

N.2 ROLDI Thiago Vicente

N. 3 SPELTA Lucio Fernando

N.11 FERRERO Raffaela

 

FERRARA CIDADANIA E AS ELEIÇÕES DOS COMITES 2021


A Ferrara Cidadania Italiana não possui nenhum membro que irá compor essas chapas, pois nossa pretensão não é política, e sim na cobrança de práticas administrativas eficientes que possam desenrolar os pontos negativos apontados acima nas relações entre os cidadãos italianos e consulados.

Decidimos manifestar o nosso apoio à chapa “Italianità in Movimento” porque o seu coordenador nacional, Daniel Taddone, demonstrou nos últimos anos ser um dos poucos membros do sistema representativo dos cidadãos italianos residentes no Brasil que de fato lutam por melhorias nos serviços consulares.

Ele tem sido combativo e persistente na defesa dos diretos dos cidadãos e vem se manifestando há muitos anos contrário a regras abusivas e obstrucionistas criadas pelos consulados. Essas manifestações podem ser verificadas pelas diversas matérias publicadas na Revista Insieme desde 2015.

 

O QUE É COMITES ITALIANO E O QUE REPRESENTA

Muitos italianos nem fazem ideia o representa esse órgão e qual a função. Os Com.It.Es ( Comitati degli Italiani all’Estero) são órgãos representativos que trabalham pela integração da comunidade italiana residente no país estrangeiro em que estão localizados.

A finalidade desse órgão é promover atividades de apoio aos compatriotas. Em parceria com a autoridade Consular e as Entidades, Associações e Comitês atuantes na circunscrição, os COMITES promovem iniciativas aos assuntos ligados a vida social, cultural, assistência social e outras demandas da comunidade italiana.

Também faz parte de suas ações cooperar com a autoridade consular cuidando dos direitos e interesses dos cidadãos emigrados, além de contribuir para com as relações italiano -consulado e o estreitamento das relações Brasil-Itália.

 

COMO É COMPOSTO O COMITES

Cada circunscrição consular possui um COMITES.

No Brasil, existem 06 consulados e 1 embaixada, no entanto, sete circunscrições: São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Recife, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre.

Os COMITES podem ser formados por 12 membros – para as coletividades até 100.000 cidadãos italianos residentes na circunscrição, ou por 18 membros – para as coletividades com mais de 100.000 cidadãos italianos residentes, como é o caso atual da Circunscrição de São Paulo.

Os MEMBROS dos COM.IT.ES. são eleitos pela população residente e permanecem no cargo por cinco anos. Trata-se de um trabalho voluntário, sem remuneração aos envolvidos.

Além disso, após 06 meses dessas eleições, os conselheiros dos COMITES – junto dos representantes de associações italianas – irão eleger os conselheiros do CGIE (Consiglio Generale degli Italiani all’Estero). Esta é a entidade de representação das comunidades italianas no exterior perante todas as outras.

Ferrara Cidadania Italiana

Ferrara Cidadania Italiana Oficial

Somos uma empresa especializada no processo de reconhecimento da cidadania italiana e serviços consulares, que atua há mais de 15 anos junto à comunidade ítalo-brasileiras