Os Consulados Italianos no Brasil atualizaram o valor da taxa consular de emissão do passaporte italiano. Os cidadãos italianos que precisam emitir ou renovar o seu passaporte, o custo da taxa atual é de R$ 532,00.

 

Essa taxa é sempre paga diretamente ao Consulado e o valor muda a cada trimestre. Porém, mesmo que o EURO sofra alterações diárias, quem determina o valor fixo da cotação é sempre a Embaixada Italiana.

 

A taxa consular é cobrada por cada cidadão, já que o passaporte italiano é emitido individualmente, inclusive para menores de 18 anos.

 

Não existe mais nenhuma outra taxa que o cidadão italiano deva pagar mensalmente ou anualmente para manter o seu passaporte válido, como por exemplo, o pagamento de selos que os Consulados da Itália exigiam antigamente.

 

Importante lembrar que o Consulado Italiano só faz renovação de passaporte após 06 meses anterior à data de vencimento. Não adianta procurar o Consulado para renovar o documento com vigência ainda por 07 meses, por exemplo.

 

Outro ponto importante é o Cadastro Consular AIRE. Os cidadãos italianos que pretendem emitir ou renovar o passaporte italiano devem ter o seu cadastro atualizado:

- endereço;
- estado civil (casado, divorciado, viúvo);
- filhos menores de 18 anos.

 

Para saber mais sobre agendamento para emitir e renovar o passaporte italiano, clique aqui.

 

Informações sobre a atualiação do Cadastro Consular AIRE, clique aqui.