Documentos

Onde pesquisar e buscar os documentos para Cidadania Italiana?

Saiba como e onde encontrar os documentos necessários para a cidadania italiana

“O início das buscas dos documentos necessários para a cidadania italiana começa com informações extraídas dos familiares, principalmente, os mais antigos. É necessário saber as datas, os locais, os nomes das pessoas para então contatar os locais onde possivelmente estão arquivadas as certidões. Não existe uma central de certidões no Brasil e nem na Itália.”

Pesquisa de Documentos na Itália

Verifique se temos informações sobre as certidões do seu ascendente italiano

 

Árvore genealógica

Monte a árvore genealógica da sua família e individualize os dados de cada certidão: nome da pessoa, local do evento (nascimento, casamento e óbito) e data ou ano aproximado. Não adianta contatar os locais onde provavelmente estão arquivadas as certidões e passar dados genéricos.

Exemplo

Estou procurando a certidão de nascimento do meu avô que nasceu em São Paulo. O cartório perguntará, qual o ano aproximado e os nomes dos pais. Além disso, a informação São Paulo pode se referir ao Estado e não à Cidade.

 

Qualificação de informações e dados

Qualifique os dados antes de iniciar as pesquisas. Busque a certidão mais próxima - a sua de nascimento. Não sabe onde a certidão foi lavrada? Olhe a sua Carteira de Identidade:

Onde pesquisar e buscar os documentos  para Cidadania Italiana?

Onde pesquisar e buscar os documentos  para Cidadania Italiana?

Na Carteira de Identidade aparecerá a fonte das informações, ou seja, os dados da certidão de nascimento, para quem é solteiro, e dados da carteira de identidade para quem é casado.

Na sua certidão de nascimento aparecerão os nomes dos seus pais e avós. Provavelmente na cidade onde você nasceu é o local de casamento dos seus pais. Uma certidão pode levar a outra.

Cuidado com nomes e sobrenomes italianos. Por exemplo, Giuseppe no Brasil é José, Giovanni é João, Pedro é Pietro e assim por diante. Quando for solicitar uma pesquisa informe as possíveis variações.

Referente às datas dos nascimentos, casamentos e óbitos, compare as certidões e faça contas. Na certidão de casamento pode informar que o noivo casou em tal ano com uma tal data. Fazendo as contas você saberá qual é o nome aproximado de nascimento do noivo.

Existem certidões resumidas (Breve Relato) e certidões inteiras (Inteiro Teor). Ao solicitar certidões nos cartórios peça no formato Inteiro Teor:

Onde pesquisar e buscar os documentos  para Cidadania Italiana?

Onde pesquisar e buscar os documentos  para Cidadania Italiana?

 

Pesquisa e busca de certidões

É importante entender a diferença entre pesquisa e busca de certidão para saber o que solicitar às igrejas e cartórios.

Pesquisa é realizada quando não se sabe os dados exatos da certidão, principalmente o local onde o registro foi lavrado.

Busca acontece quando se conhece os dados exatos ou se tem uma cópia da certidão. Neste caso trata-se de uma busca de segunda via da certidão.

 

Certidões de igreja

As certidões brasileiras podem estar lavradas nos cartórios ou nas igrejas.

Certidões de batismo, emitidas pelas igrejas, são aceitas somente até a data 01/01/1889. Os Consulados Italianos no Brasil não aceitam certidões de batismo emitidas por igrejas após desta data.

Certidões de casamento ou matrimonio, emitidas pelas igrejas, são aceitas somente até a data 21/05/1890. Os Consulados Italianos no Brasil não aceitam certidões de casamento emitidas por igrejas após desta data.

Os registros das igrejas normalmente se encontram em um arquivo central nas Dioceses Matrizes e não individualmente em cada igreja.

Cada Diocese é responsável por uma jurisdição de municípios, portanto é necessário descobrir qual é a Dioceses arquiva os registros da cidade procurada.

Neste link é possível encontrar a relação de todas as Dioceses.

 

Certidões de cartórios

Os cartórios começaram no Brasil em 1888, portanto certidões mais antigas a esta data podem estar nas igrejas.

Existem vários tipos de cartórios no Brasil, dentre eles os Ofícios de Registro Civil. É neste tipo de cartório que estão lavradas as certidões de nascimento casamento e óbito.

Existem sites de pesquisa e busca de certidões online. Indicamos o Cartório SHOP para os nossos clientes.

 

Certidões na Itália

Caso você não conheça o local exato de nascimento ou batismo e casamento, é necessário fazer a pesquisa do registro, ou seja, é preciso encontrar o livro onde o nascimento ou batismo e casamento foram registrados.

Conhecendo o local exato, é preciso fazer a busca da certidão.

Normalmente os italianos que vieram ao Brasil nasceram entre 1860 e 1890, portanto são certidões muito antigas.

Somente para você entender a dificuldade de encontrar um registro e conseguir uma certidão do século XIX (1800 a 1899), explicamos como é a divisão geográfica da Itália.

A Itália é dividida em 20 regiões. Cada região tem suas Províncias, das quais se totalizam 108 em toda Itália. Cada Província possui seus Comuni - Cidades. Existem mais de 8.000 cidades na Itália, ou seja, se a pessoa não sabe a Região ou Província é necessário pesquisar em mais de 8.000 cidades italianas e neste caso é praticamente impossível localizar o registro.

Exemplo

A Província de Treviso localiza-se na Região do Vêneto e possui 98 Comuni, entre eles o Comune di Treviso. É como São Paulo cidade e estado. Da mesma forma acontece com Ferrara, Venezia (Veneza), Verona, Vicenza, Mantova (Mantua), Rovigo, Padova (Padua), Cosenza, Napoli (Nápoles), Milano (Milão), entre outras que são Províncias e Cidades.

Os registros civis (nascimento, casamento e óbito) na Região do Vêneto começaram em setembro de 1871. Na maioria das regiões do norte da Itália começou no ano de 1866 ou 1871. No Sul os registros civis começaram antes.

Caso o ascendente italiano nasceu na Provincia di Treviso DEPOIS de setembro de 1871, o registro pesquisado é NASCITA e se encontra no Ufficio dello Stato Civile de uma das 98 cidades.

Caso o ascendente italiano tenha nascido ANTES de 1871, na Província de Treviso, o registro pesquisado é o BATTESIMO e se encontra em alguma igreja. A maioria das cidades italianas possui mais de duas igrejas e no caso de Treviso seria necessário pesquisar em no mínimo 300 igrejas.

A Ferrara Cidadania Italiana oferece o serviço de pesquisa e busca de certidões italianas.