Como saber se tenho direito de reconhecer a cidadania italiana? Saiba mais

BY

Casamento garante passaporte italiano para o cônjuge

Casamento garante passaporte italiano para o cônjuge

Categoria: Ítalos-brasileiros

Publicado em: 14 de May de 2024

Tempo de leitura: 2 minutos

Regra vale apenas para os matrimônios registrados no civil

SEM TEMPO PARA LER? Dê um play para ouvir o conteúdo

O casamento tem uma série de direitos e deveres para ambos os cônjuges, inclusive quando o assunto é dupla cidadania. É por essa razão que, todos aqueles casados com italianos natos ou reconhecidos também podem conseguir a cidadania e, consequentemente, o passaporte italiano. Porém, existem pré-requisitos que devem ser cumpridos à risca para essa solicitação. 

Como a Itália não reconhece as chamadas uniões estáveis, os solicitantes precisam estar casados no regime civil, por mais de três anos. A única exceção se dá em relação aos matrimônios com filhos menores de idade. Neste caso, o consulado aceita pedidos dos casais casados por pelo menos 18 meses

Para dar entrada na solicitação de cidadania italiana do cônjuge, é necessário ter em mãos a certidão de casamento transcrita e recém-emitida pela comune e os dados do cadastro AIRE do cônjuge italiano atualizados no consulado.

Além disso, deve-se apresentar o certificado B1 do idioma italiano do(a) parceiro(a). Para os solicitantes de cidadania italiana por descendência, caso da maior parte dos brasileiros, não é necessário fazer nenhum exame que comprove suas habilidades com o italiano.

Camila Malucelli, CEO da Ferrara Cidadania Italiana, empresa especializada no reconhecimento de cidadania e serviços consulares, alerta sobre a importância de seguir à risca as regras desse modelo de reconhecimento de cidadania. 

"Não basta ter apenas os requisitos, é preciso conhecer a plataforma do ministério italiano para protocolar o pedido, pois trata-se de um sistema bastante confuso e difícil de compreender", afirma Camila. 

Segundo a especialista, o tempo médio para a aquisição da cidadania por essa via é de cerca de três anos. “No entanto, esse tempo pode variar caso os documentos não estejam corretos, o que pode ocasionar atrasos no processo ou, mesmo, caso o requerente ainda não tenha o nível de proficiência  exigido no idioma”, explica. 

Válido também para casamentos homoafetivos

Uma dúvida bastante comum em casos de reconhecimento de cidadania italiana por casamento civil é se a medida também se estende aos casamentos homoafetivos. A CEO da Ferrara garante que sim. 

"O estado italiano não impõe nenhuma exceção ao deliberar sobre a cidadania italiana por matrimônio. Sendo assim, não há diferença alguma nos processos de cidadania para casais hetero ou homoafetivos".

Camila Malucelli explica que tanto os documentos como as solicitações seguem o mesmo padrão e "resguardam os mesmos direitos para todos", conclui.

A Ferrara pode te ajudar com

Renovar e emitir o passaporte italiano

Assessoria completa para emissão, renovação e agendamento do passaporte italiano nos Consulados de São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro.

Cidadania italiana para filho menor

Reconhecimento da cidadania italiana para filhos menores de italianos já reconhecidos de forma rápida, sem a necessidade de enfrentar as longas filas dos consulados.

Cidadania italiana por casamento

Assessoria para brasileiros que buscam a naturalização italiana por casamento: preparação de documentos, orientação burocrática e apoio no portal do Ministério.

Camila Malucelli
Camila Malucelli

Camila Malucelli é CEO na Ferrara Cidadania Italiana. Formada em Comunicação Social/Jornalismo e pós graduada em marketing, atuou desde 2003 na área de Assessoria de Imprensa e Comunicação em grandes empresas em São Paulo. Em 2011 iniciou a sua trajetória na Ferrara Cidadania Italiana e hoje dedica sua vida profissional inteiramente à gestão da Ferrara, liderando e inovando na área de cidadania italiana e serviços consulares.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.