Como saber se tenho direito de reconhecer a cidadania italiana? Saiba mais

BY

Procura por reconhecimento de cidadania italiana cresce no Brasil

Procura por reconhecimento de cidadania italiana cresce no Brasil

Categoria: Ítalos-brasileiros

Publicado em: 14 de May de 2024

Tempo de leitura: 3 minutos

Descendentes buscam por facilidades do passaporte italiano, possibilidade de morar na Europa, além de melhores condições para investir no exterior

SEM TEMPO PARA LER? Dê um play para ouvir o conteúdo
ÍNDICE DO ARTIGO

A busca pelo reconhecimento da cidadania italiana por brasileiros aumentou consideravelmente nos últimos anos. De acordo com o Consulado Geral da Itália em São Paulo, só no ano passado foram finalizados 7.844 processos de reconhecimento, um crescimento de 16% em relação ao ano anterior. Também foram emitidos 33.643 passaportes italianos, o que representa uma expansão de 25% em comparação a 2022. Entre os motivos para essa procura, estão a possibilidade de morar na Europa, menor burocracia para obtenção de vistos em viagens internacionais e melhores condições para empreender e investir no exterior. 

A CEO da Ferrara Cidadania Italiana, empresa especializada em processos de reconhecimento de cidadania e serviços consulares, Camila Malucelli, destaca que a cidadania é um direito garantido aos descendentes por meio do “Jus Sanguinis” (direito de sangue, na tradução do italiano). “De acordo com a constituição da Itália, os descendentes de italianos já são cidadãos daquele país desde que nasceram, mesmo que não possuam sobrenome italiano e que tenham nascido em outros locais. Assim, o processo para obtenção da cidadania apenas confirma e reconhece os laços consanguíneos”, explica Camila. 

Estimativas da embaixada da Itália no Brasil dão conta que 15% dos brasileiros são descendentes de italianos e, portanto, têm direito ao reconhecimento de cidadania, caso não existam situações impeditivas. Os processos podem ser realizados pela via administrativa, nos consulados ou nas comuni (municípios, em tradução livre) na Itália, ou ainda pela via judicial. Em ambas as situações, é necessário apresentar certidões - de nascimento, casamento e óbito - que comprovem a transmissão sanguínea desde o italiano ascendente até os descendentes requerentes do reconhecimento. “Os processos são complexos e qualquer erro em documentos, traduções ou grafias, por exemplo, pode comprometer o resultado. Além disso, consideramos que existe um verdadeiro labirinto burocrático e, por isso, é necessário estar bem informado e assessorado para não perder dinheiro ou tempo”, alerta Camila. 

A Ferrara Cidadania Italiana nasceu de uma experiência desafiadora vivida pelo próprio fundador da empresa, Felipe Malucelli, durante o seu processo de reconhecimento de cidadania. Após enfrentar diversos obstáculos e frustrações quando estava na cidade de Ferrara, na Itália, foi obrigado a concluir a tramitação junto aos órgãos italianos por conta própria. 

O conhecimento adquirido e o desejo de oferecer serviços adequados aos descendentes de italianos foram a motivação para a criação da empresa, em 2004. Além de guiar e apoiar os descendentes de italianos em seus processos de reconhecimento, a Ferrara também passou a oferecer experiências culturais aos clientes, incluindo cursos de italiano. Após sete anos prestando serviços na Itália, a empresa passou a atuar no Brasil em 2011. Atualmente, possui escritórios em São Paulo e em Curitiba, além de parceiros que atuam diretamente da Itália.  

Tradição e inovação  

A Ferrara Cidadania Italiana é pioneira na assessoria para reconhecimento de cidadania e processos consulares, com mais de 30 mil clientes atendidos. Possui quase 20 anos de experiência nas prestação de serviços na área, definindo padrões de qualidade e excelência seguidos pelo mercado. É a única empresa que oferece soluções completas, desde a pesquisa genealógica até a emissão do passaporte italiano. 

Outro diferencial é que a Ferrara Cidadania Italiana disponibiliza ferramentas tecnológicas que auxiliam em diversas fases do processo de reconhecimento. Entre os destaques estão a possibilidade de montagem da árvore genealógica no site da empresa, pesquisas sobre sobrenome e a utilização de inteligência artificial para fornecer orientações detalhadas e instruções precisas. “Além da nossa expertise e da nossa experiência, também ofertamos essas ferramentas que auxiliam na tramitação dos processos. A inovação faz parte do nosso DNA”, salienta Camila. 

A empresa também atua na disseminação de informações seguras e confiáveis aos descendentes de italianos, por meio da divulgação de vídeos e outros conteúdos em seus canais na internet. Ainda desempenha papel articulador na luta por melhorias dos serviços consulares e na defesa dos direitos dos ítalo-descendentes. 

Camila Malucelli
Camila Malucelli

Camila Malucelli é CEO na Ferrara Cidadania Italiana. Formada em Comunicação Social/Jornalismo e pós graduada em marketing, atuou desde 2003 na área de Assessoria de Imprensa e Comunicação em grandes empresas em São Paulo. Em 2011 iniciou a sua trajetória na Ferrara Cidadania Italiana e hoje dedica sua vida profissional inteiramente à gestão da Ferrara, liderando e inovando na área de cidadania italiana e serviços consulares.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.