Naturalização italiana por matrimônio
Verifique se você já tem o tempo de casamento necessário para iniciar o processo e quais os requisitos para conseguir a naturalização italiana.
Publicado em: 05 de December de 2023
Pode solicitar a naturalização italiana por casamento maridos e esposas casados no civil com cidadãos italianos há mais de três anos ou um ano e meio quando o casal tem um filho em comum. Não perde a nacionalidade brasileira e tem direito ao passaporte italiano. É obrigatório comprovar o conhecimento do idioma italiano.
Esclareça suas dúvidas com IA especializada
Desenvolvemos a nossa própria Inteligência Artificial utilizando banco de dados exclusivo para gerar respostas claras e atualizadas.
Faça perguntas referente ao conteúdo do site para receber informações detalhadas, orientações precisas e instruções.
GPT Ferrara
Como posso ajudá-lo hoje?
Descubra se tem o direito de se naturalizar italiano
A cidadania por casamento dá direito ao cônjuge de um italiano nato ou reconhecido também ser reconhecido como italiano.
Esse é um processo que deve ser protocolado no consulado de competência da região onde o casal reside. Existem pré-requisitos que devem ser cumpridos para essa solicitação.
A cidadania por casamento demora aproximadamente 3 anos para ser concluída.
Esse prazo pode ser maior ou menor conforme alguns fatores como: o empenho do requerente no aprendizado do idioma e aprovação no exame para obtenção do certificado B1; a colaboração da equipe da Comune na transcrição e emissão das certidões de matrimonio e na agilidade do Ministério italiano e do Consulado em processar a solicitação.
Não. Ao se separar você não perde a cidadania italiana. Uma vez adquirida pelo casamento enquanto ainda vigente, ou seja, antes do divórcio, não existe a possibilidade de perder a cidadania. Somente poderá perder se o divórcio ocorrer antes da finalização do processo.
Para pedir a cidadania por casamento precisa ter pelo menos 3 anos de casamento no civil ou 1 ano e meio se tiverem filhos em comum. Esse é um dos requisitos obrigatórios que deve ser cumprido antes de dar entrada no processo.
Para fazer a prova de proficiência na língua italiana em nível B1 deverá procurar uma das escolas de língua italiana autorizadas para a aplicação do exame.
Essas escolas aplicam o exame de proficiência que é preparado por 4 instituições: Università di siena-esame cils; Università di perugia-esame celi; Società dante alighieri-esame plida; Roma 3-exame certi.it.
A diferença principal entre naturalização e cidadania está no pertencimento de alguém a um país com vínculos históricos e culturais.
A nacionalidade você pode ter por ter nascido em um local, mas ser cidadão de outro, por seus direitos e deveres.
O texto do juramento da cidadania italiana é o seguinte: “Giuro di essere fedele alla Repubblica e di osservare la Costituzione e le leggi dello Stato”.
É uma declaração curta, mas extremamente importante pois enfatiza o compromisso do novo cidadão com os valores e princípios que regem a República Italiana.
Existe várias escolas habilitadas para a aplicação da prova com certificação CILS e outras espalhadas pelo Brasil.
https://genteitaliana.net/onde-fazer-a-prova-b1-de-italiano-no-brasil/
A prova do Celi B1, possui uma parte escrita, subdividida em quatro partes que compreendem: leitura, teste escrito com duas redações, competência linguística e compreensão oral.
A parte escrita vale 140 pontos e dura aproximadamente 3h25 minutos. A parte oral da prova vale 60 pontos e é feita em 15 minutos. A pontuação mínima a ser atingida é de 84 pontos para a prova escrita e 33 pontos para a prova oral.
O valor da prova do B1 gira em torno de R$500.
Não precisa casar-se na Italia para fazer a naturalização por casamento. A certidão de casamento ocorrido no Brasil, será traduzida, apostilada e enviada para a Comune que deverá fazer a transcrição, ou seja, a certidão passará a ter valor legal em território italiano.