Está na fila do Consulado de SP? Nova Convocação para os inscritos de 2016 e 2017. Saiba mais

BY

Play

Tudo Sobre o Reconhecimento da Cidadania Italiana: Direitos, Restrições e Processos

Publicado em: 22 de October de 2023

Você sabia que por ser descendente de italiano, já é um italiano desde o seu nascimento?

Neste vídeo informativo, Camilla Malucelli, CEO da Ferrara Cidadania Italiana, desvenda o universo do reconhecimento da cidadania italiana, explicando quem tem direito e quais são as restrições para conquistar esse direito.

O vídeo detalha o processo de reconhecimento da cidadania italiana, distinguindo entre os processos administrativos e judiciais. A especialista explica que a transmissão da cidadania italiana é regida pelo princípio do “jus sanguinis” (direito de sangue), baseado na legislação vigente no ano do nascimento do requerente.

Camila enfatiza a importância de validar essa cidadania por meio do processo de reconhecimento, que funciona como um selo oficial da condição de cidadão italiano. Ela também fornece um guia passo a passo para construir a árvore genealógica necessária para o processo, incluindo dicas para coletar informações, acessar registros e contratar profissionais quando necessário.

Além disso, o vídeo aborda possíveis impedimentos para o reconhecimento da cidadania italiana, tais como a falta ou erros em certidões, a naturalização brasileira do ascendente italiano antes do nascimento do descendente, e as particularidades em casos de filhos de pais solteiros ou mulheres nascidas antes de 1948.

Camila também explica como descobrir se você já possui a cidadania italiana reconhecida e esclarece dúvidas comuns sobre a inclusão de cônjuges no processo.

Ao longo do vídeo, Camilla Malucelli compartilha sua expertise, fornecendo informações valiosas e esclarecendo dúvidas frequentes para aqueles que buscam reconhecer sua cidadania italiana. Ela convida todos a acompanharem os próximos vídeos para um aprofundamento ainda maior nos passos necessários até a obtenção do passaporte italiano.

Índice do vídeo:
00:00 Introdução
00:25 Quem tem direito à cidadania Italiana
02:00 Como montar árvore genealógica?
02:49 Como saber se eu tenho direito?
03:07 O que impede a cidadania italiana?
04:47 Como saber se eu já tenho a cidadania reconhecida?
06:13 Cidadania italiana por casamento
07:09 União estável

Camila Malucelli
Camila Malucelli

Camila Malucelli é a CEO da Ferrara Cidadania Italiana. Nascida no estado de Santa Catarina, ela se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Trabalhou como assessora de imprensa até 2011, quando ingressou na Ferrara. Foi responsável pela criação do departamento de serviços italianos, e hoje dedica sua vida profissional inteiramente à gestão da Ferrara, liderando e inovando na área de cidadania italiana e serviços consulares.s

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.