Novo endereço escritório de Curitiba - Visconde de Nacar, 1160 - Centro - 11 andar.

BY

Não caia em armadilhas: conheça os prazos reais para a obtenção da cidada italiana

Não caia em armadilhas: conheça os prazos reais para a obtenção da cidada italiana

Categoria: Cidadania

Publicado em: 14 de May de 2024

Tempo de leitura: 2 minutos

Caso Giovanna Ewbank de cidadania italiana confunde requerentes e ignora a realidade dos prazos

SEM TEMPO PARA LER? Dê um play para ouvir o conteúdo

O sonho da cidadania italiana tem levado cada vez mais brasileiros a buscar esse direito. Somente em 2023, o Consulado da Itália no Brasil registrou uma alta de 25% no volume de emissão de passaportes italianos no país, batendo a marca de 33.643 documentos expedidos. 

Esse aumento da demanda em ações administrativas tem deixado os processos cada vez mais lentos, fazendo com que os consulados não consigam cumprir o prazo de 730 dias para a apreciação dos pedidos de cidadania. Em razão dessa sobrecarga, algumas solicitações podem levar entre cinco a 12 anos.

Na busca pela redução do tempo de espera, muitos descendentes têm adotado como estratégia as solicitações via judicial, que costumam ser atendidas em até dois anos.

Recentemente, a atriz e apresentadora Giovanna Ewbank comemorou a conquista da cidadania italiana dela e dos filhos. Segundo a estrela, o processo teria sido concluído em apenas 6 meses, informação que causou estranhamento entre especialistas no assunto.

"Dificilmente um processo de cidadania é finalizado em apenas alguns meses. Por mais que o requerente tenha reunido todas as certidões com alguma celeridade, a análise da documentação nos tribunais respeita os prazos da justiça italiana. Pode até ser que em algumas regiões eles sejam mais curtos, mas no geral, acabam levando de um a dois anos", explica Camila Malucelli, especialista que acumula 18 anos de experiência na área e é CEO da Ferrara Cidadania Italiana - empresa especializada no reconhecimento de cidadania e serviços consulares.

Prazo para obtenção da cidadania italiana

Mas como a atriz conseguiu a cidadania em apenas seis meses? Segundo a especialista, a contagem provavelmente não considerou o tempo gasto para a montagem da pasta com as certidões necessárias para a entrada na solicitação da cidadania ou mesmo com as correções dessas certidões ou outras questões relacionadas ao processo judicial.

"Se você não somar o tempo gasto nas etapas iniciais do processo e levar em conta apenas a fase de sentença judicial, aí sim, dá para dizer que a ação leva apenas seis meses. Além disso, nós já tivemos centenas de processos sentenciados em seis meses e outros em quase dois anos. Mas os prazos não dependem da empresa ou do advogado, eles dependem exclusivamente do sistema judiciário e não há como mudar isso”, explica Camila.

A especialista recomenda que os descendentes que buscam soluções seguras  desconfiem de anúncios ou publis que garantam concessão da cidadania italiana em apenas alguns meses e reitera que empresas sérias especializadas no assunto não prometem a finalização dos requerimentos tão rapidamente, pois sabem que a montagem da pasta de família e, quando necessário, a solicitação de certidões de forma judicial, podem levar anos, dependendo do caso. "Por mais que os requerentes queiram respostas imediatas, uma coisa é certa: não dá para pular etapas e antecipar resultados. Se algum advogado ou empresa garantir isso, você pode estar sendo enganado ", conclui a CEO da Ferrara.

 

A Ferrara pode te ajudar com

Pesquisa e busca de documentos

Pesquisa e busca de certidões de nascimento, casamento e óbito no Brasil e na Itália para o processo de cidadania italiana.

Cidadania italiana via judicial

Montagem do processo e ação judicial na Itália para quem busca o reconhecimento da cidadania italiana de forma rápida, sem sair do Brasil.

Cidadania italiana pelo Consulado

Assessoria altamente especializada em documentação de processos de cidadania italiana de convocados nas filas dos Consulados Italianos.

Camila Malucelli
Camila Malucelli

Camila Malucelli é CEO na Ferrara Cidadania Italiana. Formada em Comunicação Social/Jornalismo e pós graduada em marketing, atuou desde 2003 na área de Assessoria de Imprensa e Comunicação em grandes empresas em São Paulo. Em 2011 iniciou a sua trajetória na Ferrara Cidadania Italiana e hoje dedica sua vida profissional inteiramente à gestão da Ferrara, liderando e inovando na área de cidadania italiana e serviços consulares.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.