Como saber se tenho direito de reconhecer a cidadania italiana? Saiba mais

BY

Não caia em fake news: confira sete mitos e verdades sobre a cidadania italiana

Não caia em fake news: confira sete mitos e verdades sobre a cidadania italiana

Categoria: Cidadania

Publicado em: 14 de May de 2024

Tempo de leitura: 3 minutos

Especialista esclarece as principais dúvidas sobre o processo de reconhecimento da dupla nacionalidade

SEM TEMPO PARA LER? Dê um play para ouvir o conteúdo

A conquista da cidadania italiana por si só tem uma série de etapas e detalhes que precisam ser seguidos à risca pelos solicitantes. Mas, além disso, há diversas fake news e informações incompletas que circulam sobre o assunto, muitas vezes tornando o processo ainda mais lento e confuso. 

"Na maioria das vezes, isso ocorre por desconhecimento sobre o processo ou por uma interpretação equivocada das normas", explica Camila Malucelli, CEO da Ferrara Cidadania Italiana, empresa especializada no reconhecimento de cidadania e serviços consulares.

Para auxiliar requerentes nos seus pedidos, a especialista esclarece os sete mitos e verdades mais comuns sobre a cidadania italiana:

A cidadania tem limite de geração?

Mito. "Este é um dos mitos mais comuns. É importante saber que a cidadania italiana não é definida pelo grau de parentesco e, sim, pelo “jus sanguinis” (direito de sangue). Isso significa que a cidadania é atribuída para todos aqueles que compartilham o mesmo sangue de um ascendente italiano, sem limite de geração", diz Camila Malucelli.

Preciso ter o mesmo sobrenome que meu familiar italiano?

Mito. "Saiba que mesmo que o seu sobrenome não seja igual ao do seu dante causa (como é chamado o familiar italiano que transmite a cidadania), seu direito não será negado", garante a CEO da Ferrara.

Preciso reconhecer todos da minha linhagem antes de conseguir a cidadania italiana?

Mito. "Trata-se de outra inverdade. Não é necessário reconhecer todos os familiares que o antecederam para conquistar a cidadania italiana. A única ação essencial no processo é reunir todos os documentos para efetivar o pedido", afirma a especialista

Perco meu direito se tiver uma mulher na minha linhagem de transmissão?

"Depende. Se os filhos dessa mulher tiverem nascido depois de 1948, seu processo pode ser feito por via administrativa, ou seja, no consulado. Agora, se os filhos tiverem nascido antes desta data, o pedido deverá ocorrer por via judicial", diz Camila Malucelli.

Tenho de abrir mão da minha cidadania brasileira para ter a italiana?

Mito. "Mentira! A legislação brasileira garante aos cidadãos  a possibilidade de ter mais de duas cidadanias, desde que as duas sejam a do local de nascimento e a outra através da naturalização. Sendo assim, você pode ter a cidadania italiana sem precisar desistir da nacionalidade brasilera", acrescenta a CEO da Ferrara.

É possível conseguir a cidadania italiana em seis meses?

Mito. "Dificilmente um processo de cidadania é finalizado em apenas alguns meses. Mesmo que o requerente tenha reunido todas as certidões com facilidade e agilidade, a análise da documentação respeita os prazos da justiça italiana. Em algumas regiões da Itália, há tribunais que atuam com prazos mais curtos. Porém, no geral, o tempo de espera fica entre um a dois anos", explica Camila Malucelli.

Processo de cidadania italiana via judicial é mais rápido que o feito nos consulados?

Verdade. "A alta demanda de pedidos nos consulados italianos no Brasil têm impossibilitado que os escritórios diplomáticos cumpram o prazo máximo determinado por lei (dois anos) para reconhecimento da cidadania. Sendo assim, a via judicial tem sido o meio legal utilizado para a obtenção da cidadania em alternativa às longas filas dos consulados", esclarece a especialista.   

Desmitificar essas falsas informações evita que o requerente perca tempo ou desista do processo no meio do caminho devido a mitos que se espalham na internet. 

"É por causa dessas informações desencontradas que sempre recomendamos aos solicitantes o auxílio de um especialista em cidadania italiana. Afinal, ele conhece todas as regras e evitará que você se perca no caminho influenciado por esses mitos", explica Camila Malucelli. Mas atenção: procure por empresas e profissionais sérios. “Busque conhecer o histórico de atuação, converse com clientes que já foram atendidos por quem você pretende contratar e prefira empresas que já tem uma trajetória sólida, consolidada no mercado”, conclui. 

A Ferrara pode te ajudar com

Renovar e emitir o passaporte italiano

Assessoria completa para emissão, renovação e agendamento do passaporte italiano nos Consulados de São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro.

Atualização do cadastro AIRE

Assistência para italianos que mudaram de endereço, estado civil ou tiveram filhos e que desejam atualizar o cadastro AIRE para emitir o passaporte italiano.

Camila Malucelli
Camila Malucelli

Camila Malucelli é CEO na Ferrara Cidadania Italiana. Formada em Comunicação Social/Jornalismo e pós graduada em marketing, atuou desde 2003 na área de Assessoria de Imprensa e Comunicação em grandes empresas em São Paulo. Em 2011 iniciou a sua trajetória na Ferrara Cidadania Italiana e hoje dedica sua vida profissional inteiramente à gestão da Ferrara, liderando e inovando na área de cidadania italiana e serviços consulares.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.