Novo endereço escritório de Curitiba - Visconde de Nacar, 1160 - Centro - 11 andar.

BY

Advogado da Ferrara Cidadania propõe medidas para agilizar processos no Tribunal de Veneza

Advogado da Ferrara Cidadania propõe medidas para agilizar processos no Tribunal de Veneza

Categoria: Notícia

Publicado em: 24 de June de 2024

Tempo de leitura: 1 minuto

Um dos mais sobrecarregados no país, tribunal italiano vai reforçar quadro de auxiliares e juízes

SEM TEMPO PARA LER? Dê um play para ouvir o conteúdo

Pressionado pela fila de espera de brasileiros que buscam o reconhecimento da cidadania italiana por via judicial, o Tribunal de Veneza, no norte da Itália, vai reforçar a partir do próximo dia 21, o quadro de auxiliares e de juízes para a sua vara da cidadania.

O anúncio foi feito nesta terça-feira (18) pelo presidente do tribunal, Salvatore Laganà, durante encontro com o advogado da Ferrara Cidadania e uma comissão de advogados que trabalham nesta área, para discutir melhorias e soluções para a alta no número de pedidos feitos por descendentes de italianos no Brasil nos últimos meses.

Uma mudança na legislação do país europeu, em 2022, alterou os trâmites administrativos dos processos de cidadania, aumentando a pressão sobre os municípios, especialmente os das regiões de Veneto, Trento e Lombardia. Dados do Consulado Italiano no Brasil, mostram que 90% das pessoas (cerca de 20.527 habitantes) são descendentes de italianos, com famílias originárias dessas localidades. 

Somente o Tribunal de Veneza registrou no último ano 19.424 novas inscrições de cidadãos italianos pela via judicial. O número representa um crescimento de 57% no número de pedidos protocolados. 

 

“Essa reunião foi muito positiva e conciliadora entre os advogados que representam os interesses dos ítalos descendentes e a justiça italiana. “Estamos assistindo a um desvio do procedimento padrão, já que a via judicial tem sido uma alternativa para acelerar o processo de reconhecimento de cidadania. Só que a sobrecarga de pedidos nos tribunais está aumentando a fila de espera para essa modalidade de requerimento da cidadania”, explica o advogado da Ferrara Cidadania, que participou da reunião com o presidente do Tribunal de Veneza.

A Ferrara pode te ajudar com

Renovar e emitir o passaporte italiano

Assessoria completa para emissão, renovação e agendamento do passaporte italiano nos Consulados de São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro.

Pesquisa e busca de documentos

Pesquisa e busca de certidões de nascimento, casamento e óbito no Brasil e na Itália para o processo de cidadania italiana.

Análise de documentos

Verificação técnica das certidões para processo de cidadania italiana para quem quer um parecer assertivo sobre retificações e um orçamento prévio completo.

Cidadania italiana via judicial

Montagem do processo e ação judicial na Itália para quem busca o reconhecimento da cidadania italiana de forma rápida, sem sair do Brasil.

Camila Malucelli
Camila Malucelli

Camila Malucelli é CEO na Ferrara Cidadania Italiana. Formada em Comunicação Social/Jornalismo e pós graduada em marketing, atuou desde 2003 na área de Assessoria de Imprensa e Comunicação em grandes empresas em São Paulo. Em 2011 iniciou a sua trajetória na Ferrara Cidadania Italiana e hoje dedica sua vida profissional inteiramente à gestão da Ferrara, liderando e inovando na área de cidadania italiana e serviços consulares.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.