Primeiros Passos

Cidadania Italiana Direitos e Deveres

Saiba quais são as vantagens e obrigações de um cidadão italiano

“A Cidadania Italiana é o conjunto de direitos e deveres que o indivíduo italiano goza e que permite intervir na formação do governo, por meio do voto; a participar da economia local, por meio de impostos se residente na Itália; e social tendo o direito de ir e vir, por meio do passaporte italiano.”

Direitos da cidadania italiana

A maior vantagem de se ter a cidadania italiana é ser um cidadão europeu, ou seja, enquanto existir a Comunidade Europeia é possível escolher em qual país do antigo continente residir.

O direito de ir e vir à Europa, através do passaporte italiano, é sem dúvidas um bem imensurável.

É possível pleitear vagas em grandes escolas e universidades pagando mensalidades muito inferiores às pagas no Brasil.

O cidadão italiano pode trabalhar legalmente na Europa e receber na moeda Euro, sem ter que tributar no Brasil.

Outra grande vantagem é a isenção de vistos para os EUA, Austrália, Canadá, Japão e toda Europa.

 

Deveres do cidadão italiano

Apesar de não ser uma obrigação falar o idioma italiano, saber a legislação, história e geografia do país todo cidadão italiano deveria ter o compromisso de estudar um pouco a língua e cultura para permitir a integração social com os nativos.

O alistamento militar não é mais obrigatório desde 2005.

Votar é um direito, porém não uma obrigação. O cidadão italiano vota espontaneamente para escolher os seus representantes.

Os impostos devem ser arrecadados apenas pelos cidadãos italianos residentes na Itália. Os residentes no Brasil têm o compromisso fiscal com o Governo Brasileiro.

Os italianos mesmo residindo no Brasil podem contribuir na Itália e assim receber a aposentadoria nos dois países.

O único dever dos italianos residentes no Brasil é manter o Cadastro Consular AIRE atualizado. A atualização é referente à mudança de endereço, estado civil (casamento, separado, divorciado, viúvo) e filhos menores de 18 anos.