Saiba como estão os processos de cidadania italiana trentinos
A região conhecida hoje como Trento Alto Adige foi dominada durante anos pelo Império Austríaco e depois pelo Império Austro-Húngaro até 16/07/1920.
Durante este período um movimento de italianidade e nacionalismo cresceu nesta região que abrangia desde o plano cultural até o linguístico.
Assim, com a derrota do império Austro-Húngaro foi assinado um tratado que definiu o novo mapa territorial da Região do Trentino Alto Ádige, e a partir de 16/07/1920 as províncias de Trento, Bolzano, Gorizia passaram a pertencer ao então Reino da Itália.
Os habitantes da Região do Trento passaram a ser considerados italianos, mas sem a cidadania italiana reconhecida. Seus descendentes depois de alguns movimentos para alertar o Governo Italiano ao problema, conseguiram uma lei que permitia o reconhecimento da cidadania italiana.
Durante 10 anos (2000 – 2010) a lei italiana permitiu que os descendentes de trentinos solicitassem o reconhecimento da cidadania italiana por meio dos Círculos Trentinos no Brasil.
Os trentinos que solicitaram o reconhecimento da cidadania italiana antes de 2010 ainda podem obter o reconhecimento da cidadania italiana. O monitoramento dos processos solicitados em Santa Catarina e Paraná pode ser feito pelo telefone (41) 3222-9033 ou e-mail [email protected]
Caso o seu nome ainda não consta na relação dos processos deferidos, a Ferrara Cidadania Italiana possui uma ação de notificação judicial para trentinos através de um advogado na Itália para requerer o atendimento dentro de um prazo de 30 dias. Realizamos os procedimentos necessários para que o Ministério faça a emissão e envio da autorização (nulla-osta) ao Consulado competente.
A Ferrara Cidadania também presta serviço completo para os processos trentinos que já tiveram o seu processo deferido como atualização do AIRE e emissão do passaporte italiano.