Está na fila do Consulado de SP? Nova Convocação para os inscritos de 2016 e 2017. Saiba mais

BY

Play

Entenda Quanto Tempo Demora o Processo da Cidadania Italiana na Realidade

Publicado em: 12 de November de 2023

Iniciar o processo de reconhecimento da cidadania italiana é um caminho cheio de detalhes. Camila Malucelli, CEO da Ferrara Cidadania Italiana, neste vídeo, desmistifica o tempo necessário para o processo de cidadania italiana, alertando sobre promessas falsas e ilusões comuns no campo.

Expectativas vs. Realidade:
Documentação: O fator crucial no tempo do seu processo de cidadania italiana.
Prazos Variáveis: Não existe um período pré-definido; tudo depende de sua genealogia e da escolha do método de reconhecimento.

Montagem da Pasta: A preparação dos documentos no Brasil é a etapa mais importante. As regras e interpretações dos Consulados Italianos, Comuni e juízes variam e devem ser consideradas, especialmente em relação às necessárias retificações de documentos.

Tempo de Processamento:
No Consulado: A espera nas filas para apresentar a documentação pode levar de 6 a 12 anos. Após isso, os consulados têm até 730 dias para dar um parecer.

Via Judicial: O processo judicial para cidadania italiana pode variar de 2 a 3 anos, sem contar a preparação dos documentos.

Na Itália: Ao optar por fazer o processo diretamente em um Comune italiano, o tempo total estimado é de cerca de 3 meses, incluindo a visita do vigile e a resposta dos consulados italianos no Brasil.

Cuidado com Promessas Falsas: Muitas vezes, prazos garantidos em um primeiro contato podem ser enganosos. Cada processo de cidadania é único e requer um olhar cuidadoso sobre os documentos e a história individual.

Entendendo o Direito à Cidadania: É essencial lembrar que a cidadania italiana não é um produto, mas um direito. Isso significa que o resgate de sua história e a pesquisa de registros antigos são processos que demandam tempo e dedicação.

Conselho Final: Tenha paciência e confie sua jornada a especialistas que conhecem profundamente o processo, como a equipe da Ferrara Cidadania Italiana. Comece sua jornada de cidadania com quem pode oferecer a orientação e o suporte corretos.

Quer Saber Mais? Acesse: https://www.ferraracidadaniaitaliana.com.br

Índice do vídeo:

00:00: Como entender o tempo que leva o processo
00:33 O que depende o tempo do processo
00:50 Quanto tempo demora para reunir os documentos
01:56 Quanto tempo demora as retificações
02:06 Quanto tempo demora a cidadania italiana no consulado
03:23 Quanto tempo demora a cidadania judicial
04:07 Quanto tempo demora a cidadania na Itália
05:29 Dicas para não cair em armadilhas

Camila Malucelli
Camila Malucelli

Camila Malucelli é a CEO da Ferrara Cidadania Italiana. Nascida no estado de Santa Catarina, ela se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Trabalhou como assessora de imprensa até 2011, quando ingressou na Ferrara. Foi responsável pela criação do departamento de serviços italianos, e hoje dedica sua vida profissional inteiramente à gestão da Ferrara, liderando e inovando na área de cidadania italiana e serviços consulares.s

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.