Está na fila do Consulado de SP? Nova Convocação para os inscritos de 2016 e 2017. Saiba mais

BY

Play

Cidadania Italiana vs. Naturalização Italiana: Qual é a Diferença?

Publicado em: 27 de November de 2023

Você já ouviu falar sobre cidadania italiana e naturalização italiana, mas está confuso sobre as diferenças entre esses dois termos? Neste vídeo, vamos esclarecer de uma vez por todas a distinção entre cidadania italiana e naturalização italiana.

A cidadania italiana é um direito que garante a participação política, econômica e social na Itália para os filhos de italianos, independentemente de terem nascido na Itália ou no exterior. É um direito transmitido de geração em geração, por meio da lei.

Por outro lado, a naturalização italiana é uma concessão dada pelo governo italiano a uma pessoa que expressa o desejo de adquirir a cidadania italiana. É uma escolha feita pelo indivíduo.

Então, qual é a diferença prática entre cidadania italiana e naturalização italiana?

O equívoco comum é referir-se à cidadania italiana ius sanguinis como uma concessão do Estado, quando na verdade é um direito transmitido automaticamente pela lei, no momento do nascimento.

Para esclarecer ainda mais, aqui estão exemplos:

Um descendente de italiano no Brasil nasce com o direito à cidadania italiana.
Por outro lado, um cidadão estrangeiro que se casa com um italiano e opta por adquirir a cidadania italiana por meio do casamento está passando por um processo de naturalização italiana.

A cidadania italiana é adquirida no nascimento e abrange um conjunto de direitos e deveres que permitem ao indivíduo participar da vida política, econômica e social da Itália, incluindo o direito de votar, pagar impostos (se residente na Itália) e viajar com um passaporte italiano.

A naturalização italiana, por outro lado, é concedida a pessoas que desejam adquirir uma segunda nacionalidade que não é a de seu nascimento. As formas mais comuns de naturalização incluem:

- Naturalização por casamento: concedida aos cônjuges casados civilmente com cidadãos italianos.

- Naturalização por tempo de residência na Itália: concedida a residentes legais na Itália por mais de 5 anos e a imigrantes refugiados de guerras.

Importante destacar que todo naturalizado italiano passa a ter a cidadania italiana, com os mesmos direitos e deveres de um cidadão italiano nato, incluindo o direito ao passaporte italiano.

Se você ficou com dúvidas ou está pronto para iniciar o processo não deixe de nos contatar: https://www.ferraracidadaniaitaliana.com.br

Índice do vídeo:
00:00 Introdução
00:37 O que é cidadania e naturalização italiana
01:01 Diferença entre cidadania e naturalização italiana
01:46 Exemplo de atribuição à cidadania
01:53 Exemplo de naturalização
02:06 Como adquirir a cidadania italiana
02:30 Como adquirir a naturalização italiana

Camila Malucelli
Camila Malucelli

Camila Malucelli é a CEO da Ferrara Cidadania Italiana. Nascida no estado de Santa Catarina, ela se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Trabalhou como assessora de imprensa até 2011, quando ingressou na Ferrara. Foi responsável pela criação do departamento de serviços italianos, e hoje dedica sua vida profissional inteiramente à gestão da Ferrara, liderando e inovando na área de cidadania italiana e serviços consulares.s

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.