Está na fila do Consulado de SP? Nova Convocação para os inscritos de 2016 e 2017. Saiba mais

BY

Play

Direitos e Deveres do Cidadão Italiano: Além do Passaporte

Publicado em: 27 de November de 2023

Muitas pessoas confundem a cidadania italiana com a posse do passaporte italiano, mas ser um cidadão italiano vai além do passaporte vermelho. Neste vídeo, vamos abordar os direitos e deveres de ser um cidadão italiano.

A cidadania italiana representa um conjunto de direitos e deveres que permitem ao indivíduo participar ativamente na vida da Itália e da União Europeia. Vamos entender melhor o que isso significa.

Um dos maiores benefícios de possuir a cidadania italiana é se tornar um cidadão europeu. Isso significa que você pode escolher livremente em qual país europeu deseja residir e trabalhar, aproveitando o direito de ir e vir através do passaporte italiano.

Outras vantagens incluem a possibilidade de pleitear vagas em escolas e universidades europeias com mensalidades mais acessíveis, oportunidades de bolsas de estudo para pesquisa e a capacidade de trabalhar legalmente na Europa com salários em euros.

Além disso, a cidadania italiana oferece isenção de vistos para vários países, como os Estados Unidos, Austrália, Canadá, Japão e todos os países da União Europeia, tornando as viagens internacionais muito mais convenientes.

No entanto, ser um cidadão italiano também implica em alguns deveres. Embora não seja obrigatório falar italiano, é altamente recomendado aprender o idioma, bem como conhecer a legislação, história e cultura italiana para uma integração social mais eficaz.

O alistamento militar não é mais obrigatório na Itália desde 2005, e o voto é um direito, mas não uma obrigação. Os cidadãos italianos votam voluntariamente para escolher seus representantes.

A questão fiscal é importante: impostos só devem ser pagos na Itália por cidadãos que residem lá. Residentes no Brasil têm obrigações fiscais apenas com o governo brasileiro.

Os cidadãos italianos residentes no Brasil têm a opção de contribuir para a previdência italiana e brasileira, permitindo que recebam aposentadoria nos dois países.

O único dever essencial dos cidadãos italianos residentes no exterior é manter seu Cadastro Consular AIRE atualizado, informando sobre mudanças de endereço, estado civil, nascimento de filhos, casamentos, divórcios ou viuvez.

Lembre-se de que todas as mudanças em sua vida civil no Brasil devem ser atualizadas na Itália.

Se você ficou com dúvidas ou precisa atualizar o seu cadastro AIRE no Consulado Italiano acesse: https://www.ferraracidadaniaitaliana.com.br

Índice do vídeo:
00:00 Introdução
00:33 O que é a cidadania italiana
00:53 Vantagens da cidadania italiana
01:46 Deveres do cidadão italiano

Camila Malucelli
Camila Malucelli

Camila Malucelli é a CEO da Ferrara Cidadania Italiana. Nascida no estado de Santa Catarina, ela se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Trabalhou como assessora de imprensa até 2011, quando ingressou na Ferrara. Foi responsável pela criação do departamento de serviços italianos, e hoje dedica sua vida profissional inteiramente à gestão da Ferrara, liderando e inovando na área de cidadania italiana e serviços consulares.s

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.